Função e o Decaimento Radioativo
Na química também é possível ver o uso da função (mais propriamente dita exponencial) para calcular o decaimento radioativo natural, que pode fazer mal a saúde dos seres vivos por possuírem um poder de penetração capaz de atravessar chapas de alumínio e outros.
Através da leitura desses resultados e gráficos é possível prever por quanto tempo tal região haverá emissões radiativas;
Observando-se a curva do decaimento é possível perceber que a uma tendência voltada ao zero.
Para mais informações:
Link de Informações
Pesquisando um pouco sobre o tema, encontrei uma reportagem da BBC que analisa o porquê que as cidades de Hiroshima e Nagasaki continuaram sendo habitadas logo após os ataques dos Estados Unidos com bombas atômicas, enquanto que a cidade russa Chernobyl teve que ser evacuada, com a estimativa de 20 mil anos sem poder ser habitada.
ResponderExcluirA conclusão da reportagem é que a diferença entre a quantidade de material utilizado nas bombas em relação a usina é a principal variável para essa situação. Tendo o reator que explodiu algo em torno de 180 toneladas de combustível nuclear contra 63 kg da bomba que caiu em Hiroshima e 6,2 kg da bomba de Nagasaki. Outras variáveis também são mencionadas, como a altura da explosão das bombas e as características dos projetos.
O link da reportagem:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150808_hiroshima_nagasaki_chernobil_rm