Função representa um dos mais importantes conceitos na matemática. Com ampla aplicação em diversas áreas de conhecimento, o estudo deste conceito representa algo essencial para compreendermos o quanto sua utilização se tornou indispensável não só para estudos mais avançados, mas também para situações simples do nosso cotidiano.

Como atividade proposta pelo professor Messias Cruz, disciplina Matemática, semestre 2019.1, para a turma do 1º semestre do curso ADS do IFBA de SAJ, discutiremos neste blog a importância do estudo de Funções para o nosso dia a dia e sua aplicação em nossa área de conhecimento. Buscaremos apresentar materiais encontrados através de pesquisas para possibilitar o debate em torno do tema.


Função na música


Compreender a relação que existe entre a arte e a matemática também faz parte desse processo de utilização da função.  

Mais uma vez, através de uma representação gráfica, é possível perceber a relação entre as variáveis que, nesse caso, são representadas na escala musical pela freqüência x notas musicais.

Podemos perceber, através dos vídeos abaixo, como a posição na escala musical exerce uma variação no tom da nota.





Para celebrar essa união entre a música e a matemática, segue abaixo o solo do grande David Gilmour na música Comfortably Numb(Pink Floyd)


Comentários

  1. Seja na nota de uma música ou na voz dos cantores, as funções trigonométricas estão muito presentes nessa área.

    ResponderExcluir
  2. Interessante é o fato do filósofo Pitágoras, ainda na Grécia antiga, estudando matemática criar os rudimentos da música, da harmonia e das escalas. Ele pegou uma corda e a fez vibrar, depois dividiu a corda em partes iguais e percebeu que era o mesmo som, apenas mais agudo (uma oitava). Depois colocou duas vezes o cumprimento da corda inicial e conseguiu uma oitava mais grave. Não parando por aí, ele começou a cortar cordas com proporções diferentes (1/3 da corda inicial; 3/4 da corda inicial; 7/10 da corda inicial...) isso o fez estabelecer relações prazerosas e desagradáveis entre os sons, formando assim as escalas musicais, que, por sua vez, subsidiam a formação dos acordes (várias notas diferentes soando juntas) com relação de tríades (primeiro, terceiro e quinto graus de uma escala) e tétrades (primeiro, terceiro, quinto e sétimo graus de uma escala ). Mas não podem ser quaisquer notas juntas, pois essas combinam não apenas em âmbito sonoro, mas também de maneira matematicamente proporcional. Uma curiosidade é que existe uma relação sonora extremamente desagradável que chama-se Trítono, que a relação que a relação matemática de 32/45, que gera uma tensão absurda e extremamente desagradável, facilmente perceptível quando um músico erra "feio" em sua execução.

    ResponderExcluir
  3. #Fato um tanto interessante esse, eu sou musico e nunca tinha percebido isso, a importância da função em relação a musica, o compasso musica é função, e eu nem se quer havia percebido até essa postagem, kkk. Que legal, toda melodia, hit, velocidade da musica, tudo ta relacionado ao compasso, seja ele 2/2, 4/4, 6/8, 3/4, 12/8. O que determina a musica geralmente é o compasso a ser tocado, ou seja, uma função!! Caramba, show de bola!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas