As antenas e a captação de sinais.
A criação das antenas parabólicas foram de fundamental importância para o desenvolvimento dos meios de comunicação e pesquisas astronômicas. Elas são utilizadas em residências na captação de sinais televisivos e, também, de internet. São usadas nos centros de pesquisas astronômicas, na comunicação de satélites com a terra. Um grande exemplo está na comunicação do robô Curiosity que está em Marte e os sinais estão chegando em nosso planeta, graças aos conhecimentos que temos sobre as antenas.
Uma antena parabólica é composta de foco(F), diretriz(d), eixo(encontro da diretriz com o foco). O ponto P da figura representa os " sinais" que são dirigidos ao foco, onde ficam concentrados.
As parábolas são geradas por funções de segundo grau e como já mostrado, são de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade contemporânea.
Interessante entender como a representação gráfica de uma função pode ser utilizada nesse exemplo.
ResponderExcluirConsegui compreender que, com os valores da função representados através de pontos no plano cartesiano, é possível definir a curvatura necessária para direcionar o sinal para o ponto certo da antena.
Deste mesmo modo, é possível perceber que esse método é utilizado em diversas outras aplicações, como por exemplo direcionar a luz(como em faróis, lasers, lanternas...), direcionar o som(auto falantes, sirenes...) entre tantas outras utilidades.